A Colômbia iniciou, neste domingo (23), a transferência de seu último chimpanzé em cativeiro de um zoológico da cidade de Pereira para um santuário no Brasil. A ideia é que o animal conviva com outros símios, depois de quase dois anos de solidão após a morte, a tirosjogo que dar dinheiro, de dois de seus companheiros.
jogos tigreYoko, de 38 anos, 60 quilos e quase sem dentes pelos maus-tratos que sofreu após ser comprado no mercado ilegal, viajará desta cidade na região cafeeira da Colômbia (centro-oeste do país) para Sorocaba, no interior de São Paulo. A chegada ao local deve ocorrer nesta terça (25).
Planeta em Transe jogar fortune tiger demoBanda Larga rápida e Globoplay — Faça downloads e uploads mais rápidos com 500 Mega por apenas R$ 119,90. Aproveite agora! Banda larga da ZA9BET com Globoplay para maratonar e 500 Mega para jogar com a...Na jornada, batizada de "Operação Arca de Noé", Yoko está acompanhado do veterinário Javier Guerrero.
"É um chimpanzé muito humanizado, seu grau de amansamento é muito alto. Basicamente, se comporta como uma criança, o que não deveria ser assim, porque deveria se comportar como um chimpanzé", disse Guerrero.


Primeiro, uma aeronave da Força Aérea colombiana o levou até Bogotá. Em seguida, será transportado em um avião de carga até o Brasil, onde especialistas esperam que consiga ser aceito pelos outros primatas e se relacione com eles.
Yoko era o último grande primata vivendo em cativeiro na Colômbia. De acordo com a ONG internacional Projeto Grande Símio, a Colômbia se torna desta forma o primeiro país do mundo a ficar livre de grandes símios em cativeiro de maneira voluntária.
Sua partida "é profundamente simbólica", diz à AFP a senadora ambientalista Andrea Padilla, que o apadrinhou. "Estes grandes símios não têm porque estar no nosso país", opina.
Desde 2018, Yoko vivia no zoológico Bioparque Ukumarí de Pereira, aonde chegou após ser apreendido pela polícia enquanto era levado para a Venezuela. Ainda filhote, foi adquirido no mercado ilegal por um narcotraficante.
Em 2023, Chita e Pancho, uma fêmea e um machojogo que dar dinheiro, fugiram desse zoológico e foram sacrificados por autoridades a tiros, que justificaram a ação pelo risco que os bichos representavam para as comunidades vizinhas. O caso motivou protestos de defensores dos direitos dos animais.