A estatística é a ciência da coleta, análise e interpretação de dados. Se bem usada, ela permite que tiremos conclusões mais seguras sobre o mundo. Para isso, ela depende da matemática. O que poucos sabem é que a estatística como a conhecemos não nasceu de um exercício puramente matemáticojogo do tigrinho 1win, mas da tentativa de entender uma questão concreta, uma das maiores da história da ciência: a evolução da vida.
No século 19, naturalistas tentavam explicar por que havia tantas espécies de organismos na Terra, sobretudo nos trópicos; e por que elas pareciam tão adaptadas a seu ambiente, como se criadas para viver nele. Em 1858, os naturalistas ingleses Charles Darwin e Alfred Wallace sugeriram que a resposta estaria na seleção natural: o efeito de características dos indivíduos para sua sobrevivência. Por exemplo, um animal pode se camuflar melhor se for da mesma cor do ambiente. Se características úteis à sobrevivência forem herdadas, então elas ficarão cada vez mais comuns na população (evolução por seleção natural, ou adaptação). Além disso, ambientes diferentes favorecerão características diferentes, criando espécies diferentes (especiação).
jogo tiger
Empolgado com a ideia, em 1866, o naturalista alemão Ernest Haeckel propôs uma nova ciência, que revelaria como a interação entre organismos e seu ambiente ou "casa" cria adaptação. Ele a chamou de Ökologie ou "ecologia", do grego oikos ("casa") e logos ("estudo"). Porém, muitos naturalistas permaneceram céticos quanto aos poderes da seleção: Darwin e Wallace inferiram que ela deveria causar adaptação, mas nunca mostraram isso ocorrendo.
Isto inspirou um primo de Darwin a estudar o tema mais a fundo: Francis Galton. Curioso por saber se as características são herdáveis, em 1886 ele mediu a herança da altura humana graficamente. E notou que pais mais altos tendiam a ter filhos mais altos, porém mais baixos que seus genitores; e pais mais baixos, filhos mais baixos, porém mais altos que seus genitores. Assim, alturas extremas pareciam ser puxadas de volta para alturas intermediárias, o que Galton chamou de "regressão".
Colunas e BlogsNos anos 1890, a obra de Galton atraiu dois novos aliados: o zoólogo Raphael Weldon e o matemático Karl Pearson, e o trio trabalhou em colaboração pelo resto de suas vidas: de 1894 a 1917, Pearson publicou várias "Contribuições Matemáticas à Teoria da Evolução", refinando e ampliando as ideias de Galton e Weldon, enquanto este se encarregou de demonstrar a validade da teoria na prática.
Weldon trabalhava na baía de Plymouth, cujas águas cada vez mais poluídas pelo esgoto o fizeram supor que a poluição poderia selecionar os animais. Depois de medir centenas de caranguejos-verdes (Carcinus maenas) na baía de 1893 a 1898, ele descobriu que aqueles com uma carapaça mais estreita estavam ficando mais frequentes. Como eles só viviam até dois anos, isso indicava uma mudança entre gerações –ou seja, evolução.
Para testar se isso se devia à poluição, Weldon mediu a sobrevivência dos caranguejos em um tanque com água cheia de sedimentos, igual à da baía, e constatou que os sobreviventes tinham a carapaça mais estreita, como os que estavam proliferando em Plymouth. Seus achados foram publicados em 1898: a primeira demonstração de como a interação entre organismo e ambiente causa adaptação –o objetivo original da ecologia.
O sucesso de Weldon, Pearson e Galton atesta o poder do trabalho em equipe. Em 1901, eles criaram a Biometrika, uma das primeiras revistas de métodos quantitativos, responsável por apelidá-los "biometristas". Hoje, porém, também poderíamos dizer: ecólogos. Em 1911, Pearson criou o primeiro Departamento de Estatística do mundo, e hoje é lembrado como o "pai da estatística". Graças a esses pioneiros, a mensuração de relações entre variáveis com uma linha de tendência é chamada "regressão". E foi assim que a ecologia deu à luz a estatística como a conhecemos.
O blog Ciência Fundamental é editado pelo Serrapilheira, um instituto privado, sem fins lucrativos, de apoio à ciência no Brasil. Inscreva-se na newsletter do Serrapilheira para acompanhar as novidades do instituto e do blog.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
jogo do tigreAssinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
fortunetigerassine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Jogo do Tigrinho - ZA9BET | Site Oficial - Jogos Slots ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciencia-fundamental/2025/03/como-a-ecologia-deu-a-luz-a-estatistica.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ofensiva publicitária do governo Lula tenta reverter queda na popularidadePropaganda sobre isenção de Imposto de Renda começa a circular; peça de tom nacionalista deve ser veiculada na próxima semana
Jogo Fortune Tiger 20.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Promotoria investiga suposto desmonte para privatização do Poupatempo pela gestão TarcísioOUTRO LADO: Governo afirma ter inaugurado 36 novas unidades e que processo é transparente
20.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo corre contra o tempo para relicitar Viracopos e evitar que atual concessão seja anuladaAnac busca contratação emergencial para fixar indenização de concessão de Viracopos; data limite é 2 de junho

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok